Além disso, a série de invenções e alterações adicionais não devem parar. Sendo assim, no campo de web designer, fica cada vez mais difícil acompanhar as inúmeras novas resoluções e dispositivos.

Ou seja, para alguns sites, criar uma versão para cada tela de novo dispositivo lançado no mercado seria impossível ou ao menos impraticável. Então, o que fazer para não perder visitantes?

Continue lendo para saber mais sobre design responsivo e a sua importância.

O que é design de site responsivo?

De forma feral, design responsivo é um método que permite que o conteúdo do site e o design geral seja adaptado de acordo com o dispositivo que o usuário utiliza para visualizá-lo.

Ou seja, é essencial que um site seja responsivo para que ele possa ser bem visualizado em qualquer tipo de tela. Por exemplo, se você está lendo este artigo em um smartphone, caso você vire a tela, a página será ajustada ao novo tamanho. Isso também acontece se você abrir em um tablet, ou qualquer outro dispositivo.

Esse método de site responsivo foi introduzido em 2010, por Ethan Marcotte. Ele acreditava que os sites precisavam ser criados para se adaptar às coisas, em vez de serem estáticos.

Como funciona o conceito do design responsivo?

É claro que não precisam existir inúmeras soluções personalizadas para cada nova categoria de usuários. Uma vez que não podemos usar sensores de movimento e robótica para fazer isso. Sendo assim, design responsivo requer uma maneira mais abstrata de pensar.

Porém, algumas ideias já estão sendo praticadas. Por exemplo, layouts fluidos, consultas de mídia e scripts que podem formatar páginas da web. Porém, quando falamos em design responsivo, precisamos deixar claro que isso não é apenas uma resolução de tela ajustável e imagens que se redimensionam de forma automática. Mas sim, uma forma totalmente nova de pensar sobre o design.

Afinal, como funciona um site responsivo?

Antes de mais nada, um site responsivo é criado para se ajustar e redimensionar em diferentes tamanhos, também conhecido como pontos de interrupção. Por sua vez, esses pontos são larguras de navegadores que têm uma consulta de mídia CSS específica responsável por alterar o layout do navegador quando ele está em um intervalo específico.

Isso significa que, quando você altera a largura do seu navegador, seja por redimensionamento ou visualização em um dispositivo móvel, o código na parte de trás responde e altera o layout automaticamente.

Por que você precisa de um Design Responsivo?

Por causa de sua flexibilidade, o design responsivo se tornou fundamental quando se trata de qualquer site. Afinal, por que isso é tão importante? Confira a seguir alguns dos principais motivos:

Melhor experiência do usuário: Primeiramente, o design responsivo garante que os sites tenham uma experiência perfeita. Priorizando a alta qualidade para qualquer usuário da internet, independentemente do dispositivo que for usado. Atualmente, isso é essencial. Afinal, se um site não atende as expectativas dos usuários, eles buscam por outro.

Mais foco no conteúdo: Sendo assim, para os usuários móveis, o design responsivo garante que eles tenham acesso melhorado ao conteúdo e as informações mais importantes. Ao invés de um pequeno fragmento na tela, devido às restrições de tamanho.

É aprovado pelo SEO do Google: Além disso, o design responsivo torna mais fácil para o Google atribuir propriedades de indexação à página. Então, você não vai precisar indexar várias páginas separadas para dispositivos separados. Por sua vez, isso melhora sua classificação no mecanismo de pesquisa. Até mesmo porque o Google olha para sites que priorizam os dispositivos móveis.

Gera economia de produtividade: Antigamente, os desenvolvedores precisavam criar sites completamente diferentes para desktops e dispositivos móveis. Já hoje, o design responsivo torna possível atualizar o conteúdo em um site em vez de muitas versões. Isso, muitas vezes, economiza o tempo dos profissionais.

Velocidade de página melhorada: Por fim, a velocidade de carregamento do site afeta diretamente a experiência do usuário e a classificação no mecanismo de pesquisa, como o Google, por exemplo. Assim, o design responsivo garante que as páginas carreguem com a mesma rapidez em todos os dispositivos. Dessa forma, impactando a classificação e a experiência de forma positiva.

O que achou sobre a importância do site responsivo? A sua empresa já possui um? Deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato e faça um Orçamento

Converse com nossa equipe e descubra como podemos impulsionar o sucesso da sua empresa!

Trabalhe Conosco

Gostaria de se juntar ao time Vision? Preencha o formulário abaixo e envie seu currículo.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você informa estar de acordo com essa utilização. Para visualizar nossa política de privacidade clique aqui.