Sendo assim, as taxas cobradas pelos bancos e outras instituições financeiras para que o empreendedor use essa opção de pagamento geralmente são baixas. Além disso, para pagamentos em atraso, o cálculo de multa e juros é realizado pelo emissor da cobrança.

Outro destaque é que muitos brasileiros não possuem conta em banco, o que torna o link fundamental para esta parcela considerável da população, que pode realizar pagamentos em lotéricas ou direto no caixa em dinheiro.

Dessa maneira, este público é chamado de “desbancarizados” e representa mais de 40% da população maior de 18 anos. Já entre os micro e pequenos negócios, que deveriam ter conta PJ, o número de desbancarizados é de aproximadamente 30%.

Afinal, o que é o link de pagamentos?

Em suma, estamos falando de um meio de pagamento muito usado no Brasil, associado a um título de cobrança que permite cobrar qualquer valor. Uma vez que esse método tem campos específicos, que garantem que o valor pago irá chegar ao destino final.

Como funciona o link de pagamentos?

Primeiramente, para gerar uma cobrança, o micro ou pequeno empreendedor precisa habilitar uma conta corrente com essa finalidade junto à instituição de sua preferência. Ainda que isso pareça complicado, a emissão do link é automática para o empreendedor recorrente.

Além disso, ela pode ser realizada por meio de ferramentas da própria instituição ou de sistemas externos, que organizam todos os dados com os devidos cuidados em relação à segurança.

Ou seja, funciona assim: a pessoa física ou jurídica que irá cobrar identifica o cliente e informa uma data de vencimento. Por sua vez, o pagamento do documento pode ser realizado de diferentes maneiras.

Por exemplo: cartão de crédito e débito, no caixa de agências, nos terminais de autoatendimento, no Internet Banking, apps de smartphone, além do débito em conta. Bem como casas lotéricas, agências dos Correios com Banco Postal e correspondentes bancários são opções para receber o pagamento.

Após ser pago e identificado pelo banco, o valor é debitado em um prazo estipulado pelo banco.

Principais formatos de cobrança

Há dois tipos de cobrança possível de ser gerada: a avulsa ou no formato de carnê. A avulsa é um link (documento) que deixa cobrar por uma compra à vista, em uma única vez. Por sua vez o carnê, é o nome dado a uma sequência de documentos de cobrança, como prestações de uma compra, que são recorrentes.

Como emitir um link de pagamentos?

Como já mencionamos, a emissão dessa forma de cobrança é realizada a partir de um contrato com uma instituição, que é dona de carteiras de cobrança. Então, é usada uma ferramenta disponibilizada pela instituição. Existem diversas soluções disponíveis para emitir um link de pagamento.

Confira um passo a passo de como emitir uma cobrança de maneira simples, feita a partir de um link:

• Abra uma conta corrente que seja compatível com o recebimento da cobrança;
• Escolha o app ou software para emissão;
• Depois reúna os dados do cedente (quem deve receber o valor cobrado) e do sacado (cliente), bem como o prazo para o pagamento e o valor do título;
• Segundo a solução escolhida, siga os passos para gerar a cobrança e obter o documento;
• Então, encaminhe um link com o documento para o cliente para que ele acesse o documento de cobrança;
• Acompanhe o pagamento de cada cobrança ou parcela de carnê separadamente, na plataforma escolhida;

Principais benefícios do link de cobrança

Devido a ampliação das plataformas de soluções tecnológicas, a cada dia existem novas formas de pagamento disponíveis. Por exemplo: cartões de crédito e débito, pix, débito automático em conta, apps de pagamento, entre outros.

Porém, mesmo com tantas opções, o link de pagamento é vantajoso porque traz muitas opções em uma única solução para micro e pequenas empresas. Uma vez que é uma alternativa rápida e simples.

Veja quais são as vantagens do sistema:

• Cobrança de forma diversificada, fácil e rápida;
• Cobrar de quem não possui conta bancária ou cartões;
• Custo menor da cobrança;
• Cálculo facilitado de multas e juros, em casos de atraso. Além da facilidade de eliminar este valor a mais e negociar com o cliente;
• Controle simples e facilitado;
• Prazo menor de recebimento (a partir de 48h);
• Todos os pagamentos são documentados em caso de necessidade de protesto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato e faça um Orçamento

Converse com nossa equipe e descubra como podemos impulsionar o sucesso da sua empresa!

Trabalhe Conosco

Gostaria de se juntar ao time Vision? Preencha o formulário abaixo e envie seu currículo.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você informa estar de acordo com essa utilização. Para visualizar nossa política de privacidade clique aqui.