Afinal, o que é o Cartão CNPJ

Primeiramente, o Cartão CNPJ trata-se de um documento online que pode ser consultado para verificar a situação de uma empresa. Ainda que leve o nome de “cartão”, como se fosse um documento físico, hoje ele é um registro digital, onde constam vários dados a respeito do negócio.

Dessa maneira, o nome certo do documento online que você irá consultar é Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral.

Sendo assim, no Cartão CNPJ há diversos dados, como o código do CNPJ da empresa, seu endereço, contatos de telefone e email, assim como a situação cadastral. Caso o CNPJ consultado esteja com a documentação em dia, apto para emissão de notas fiscais e trâmites jurídicos e fiscais, a situação cadastral irá aparecer como ATIVA.

Nesse caso, qualquer outra informação que apareça neste campo deve ser acompanhada pelos donos do negócio. Além disso, ela pode ser considerada como empecilho para que um cliente faça transações com esta empresa.

Assim, é usando o Comprovante de Inscrição no CNPJ que o empresário pode chegar na agência bancária para abrir a conta empresarial, e ter acesso aos serviços financeiros públicos e privados.

Além disso, em casos de processos de licitação, por exemplo, este documento é fundamental, pois apresenta a indicação de quais atividades econômicas podem ser feitas pela empresa em questão. Onde são elencados a atividade principal e também as atividades secundárias escolhidas pelo empresário.

Como consultar o cartão CNPJ: passo a passo

Em suma, a consulta do Cartão CNPJ é feita de acordo com os passos abaixo. Confira a seguir o que fazer

1- Comece acessando o site para Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral da Receita Federal

Primeiramente, acesse o site da Receita Federal. Afinal, a situação cadastral é registrada por este órgão.

Porém, isso não quer dizer que divergências jurídicas ou com outros órgãos de outras instâncias não afetem o CNPJ. Mas sim que a manutenção do cadastro é uma responsabilidade deste agente.

Ou seja, caso o seu Cartão CNPJ indique uma situação cadastral diferente da ATIVA, é fundamental conversar com o seu contador para verificar o motivo da situação.

No geral, impostos e taxas não pagas podem causar dificuldades com o CNPJ. Então, é fundamental estar de olho na documentação da empresa para não ter dor de cabeça.

2- Indique os dados do negócio que você quer consultar

Após acessar o link, existe um campo para inserir o número do CNPJ que será consultado.

Dessa maneira, os dados ficam disponíveis de forma aberta porque são considerados públicos. Ou seja, é direito de quem está fazendo negócios com uma empresa ter acesso a estes dados que são ofertados no Cartão CNPJ.

3- Não esqueça de confirmar a validação no CAPTCHA

Embora o processo seja público e gratuito, ele também conta com segurança para proteção de dados e do próprio sistema. Nesse caso, o erro mais comum é não fazer o procedimento do CAPTCHA.

Afinal, este é um processo simples para impedir que programas de computador façam a consulta, de forma robotizada. No caso da consulta do Cartão CNPJ, este teste é apenas clicar em um quadrado para confirmar que você é humano.

Caso haja impedimentos, mesmo após realizar este procedimento corretamente, é melhor procurar alternativas como utilizar outro equipamento para acesso ao site ou até mesmo outro navegador.

4- Então, emita o Cartão CNPJ clicando no botão CONSULTAR

Depois de inserir o número do CNPJ e aplicar o procedimento CAPTCHA, você terá acesso ao documento clicando em CONSULTAR.

Assim, o documento gerado traz todas as informações necessárias. Inclusive, parece muito com uma espécie de certidão.

5- É possível imprimir o documento para gerar uma versão física do Cartão CNPJ

Para usar este documento como seria um Cartão CNPJ de fato, alguns empresários mantêm uma cópia desse registro. Uma vez que em alguns casos o empresário precisa apresentar o Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral fisicamente.

É por isso que é importante manter uma cópia impressa consigo, para auxiliar este tipo de trâmite. De qualquer maneira, atualmente a maioria dos documentos são aceitos também em formato online.

Isso quer dizer que uma versão em PDF armazenada no seu aparelho celular também serve para o mesmo propósito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato e faça um Orçamento

Converse com nossa equipe e descubra como podemos impulsionar o sucesso da sua empresa!

Trabalhe Conosco

Gostaria de se juntar ao time Vision? Preencha o formulário abaixo e envie seu currículo.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você informa estar de acordo com essa utilização. Para visualizar nossa política de privacidade clique aqui.