Então, o que é Assinatura Digital?

Primeiramente, a assinatura digital é, basicamente, toda assinatura feita por meio digital. No Brasil, ela passou a ser reconhecida a partir da publicação da Medida Provisória 2.200/2001, que garante a autenticidade de documentos em forma eletrônica, bem como a realização de transações eletrônicas seguras.

Atualmente, qualquer pessoa pode assinar documentos de forma digital. Porém, é essencial ficar atento ao tipo de assinatura mais indicado para cada tipo de documento:

Assinatura Digital Simples

Também conhecida como assinatura eletrônica ou assinatura digital sem certificado, essa modalidade de assinatura é a mais comum e amplamente aceita.

Isso porque ela possui altos padrões de segurança (carimbo do tempo, criptografia, IP da máquina, senha de acesso, email) e também validade jurídica, sendo a solução perfeita para quando não se exige o uso de certificado digital.

Assinatura Digital Avançada

Além dos mecanismos de segurança mencionados anteriormente, esta modalidade também possui mais níveis de verificação, por exemplo dados biométricos ou código de segurança exclusivo do usuário (PIN), diminuindo o risco de fraude.

Assinatura Digital Qualificada

Já nesta modalidade utiliza-se o Certificado Digital, que é o mesmo que o reconhecimento de firma em cartório. Sendo assim, a identidade do usuário e a integridade do documento são garantidas por chaves criptográficas que são praticamente invioláveis.

Dessa maneira, este nível de autenticação é exigido em situações específicas, principalmente por órgãos públicos como a Receita Federal, INSS e juntas comerciais.

Principais benefícios da assinatura digital para abertura de novas empresas

Definitivamente, toda empresa, independente de porte ou setor, lida com muitos documentos: como contratos de aluguel, de trabalho, de fornecedores, entre outros. Por isso, usar papel e caneta pode ser algo extremamente burocrático e caro.

Então surge a importância da digitalização, para otimizar processos e facilitar a vida de quem deseja empreender.

Portanto, confira as três principais vantagens de aderir à assinatura digital:

Mais economia do seu tempo

Antes de mais nada, a formalização de um contrato pode levar semanas quando realizada de forma tradicional. Porém, pode ser realizada em poucos minutos no ambiente eletrônico. Assim, ao usar a assinatura digital, existe uma redução de 97% no tempo de tramitação de documentos.

Ou seja, em poucos cliques,você resolve o que precisa.

Custos menores para sua empresa

Além da economia das despesas com papel, impressão e logística, você diminui também os custos com cartório, correios e armazenamento.

De acordo com dados da IACCM, manter uma gestão física e ineficiente de documentos pode gastar quase 10% da receita de um negócio.

Segurança nas negociações

Por fim, contratos assinados digitalmente são ainda mais seguros do que os assinados de forma tradicional.

Dessa maneira, com ou sem certificado, a assinatura digital está amparada por lei e possui mecanismos de segurança avançados, carimbo do tempo, como criptografia, IP da máquina, entre outros. Além disso, no ambiente eletrônico basicamente elimina-se o risco de extravio e perda de documentos.

Por tudo isso, a gestão de assinaturas e documentos digitais pode ser um forte aliado seu ao abrir um novo negócio. Afinal, por reduzir a burocracia e dar agilidade ao processo, essa solução evita que você desperdice tempo com tarefas que podem ser automatizadas. Sendo assim, o tempo e a atenção podem ser dedicados com o que realmente importa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato e faça um Orçamento

Converse com nossa equipe e descubra como podemos impulsionar o sucesso da sua empresa!

Trabalhe Conosco

Gostaria de se juntar ao time Vision? Preencha o formulário abaixo e envie seu currículo.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você informa estar de acordo com essa utilização. Para visualizar nossa política de privacidade clique aqui.