Benefícios de saber como abordar um cliente

Antes de mais nada, saber como abordar um cliente é essencial para conseguir fechar negócios.

Assim, devido ao avanço da comunicação online, as ferramentas digitais como e-mail, Skype e WhatsApp facilitam o contato no dia a dia. Ou seja, assim como acontece em uma conversa cara a cara, os meios de comunicação ajudam na construção de vínculos e transmitem segurança.

Dessa maneira, a estratégia mais indicada é usar os atendimentos online e presencial a seu favor. Uma vez que o contato é essencial para criar relações duradouras e transmitir a confiança necessária aos compradores.

Abordagem de clientes online: principais vantagens

Em suma, ao abordar seus clientes online, você consegue aumentar o número de potenciais consumidores. Isso porque, se você mora em São Paulo pode entrar em contato com alguém de Mato Grosso sem nenhuma dificuldade.

Além disso, o atendimento online também diminui os custos da empresa. Afinal, você não vai precisar se preocupar com o valor do deslocamento, entre outras taxas que podem surgir durante a trajetória.

Por fim, fazer a abordagem de vendas online se torna mais rápida, justamente porque a tecnologia está a favor da comunicação. No entanto, isso não significa que você não precisa se preocupar com o momento correto para realizar seu contato.

Mais uma vantagem é que o histórico de conversa fica registrado. Bem como você pode oferecer descontos oferecidos apenas para aquele cliente, uma proposta exclusiva, uma necessidade demonstrada pelo seu consumidor que pode virar um próximo produto, entre outros pontos.

9 dicas de como abordar um cliente

Sendo assim, existem maneiras de como abordar um cliente para gerar uma ótima impressão. Então, confira nossas dicas para aumentar suas chances de fechar negócio.

1. Fale com o cliente certo no momento correto

Antes de iniciar a abordagem de vendas, você deve saber se o seu potencial cliente possui perfil certo e se esse é o momento ideal para a conversa.

Isso porque, caso você faça no momento errado, você irá gastar o seu tempo e o do seu cliente, sem obter resultados. Ou seja, esse não é um cenário favorável para negociações e vendas.

Dessa maneira, uma boa dica é começar analisando o estágio em que seu cliente está no funil de vendas. Ou seja, a representação da jornada de compra desde o primeiro contato com a empresa até a realização da venda.

2. Esteja pronto para fechar negócio

Quando surgir a oportunidade perfeita para fechar negócio, você precisa estar pronto. Por isso, treine bastante.

Sendo assim, estude o seu público-alvo. Para isso, procure por todas as informações a respeito do cliente, seu momento, necessidades, dores e também anseios. Caso seja um comprador empresarial, você precisa conhecer a fundo o mercado em que a empresa atua, os desafios e quais são as oportunidades atuais.

Dessa forma, você vai saber o que falar para acertar as expectativas do cliente.

3. Cause uma boa primeira impressão

Outro ponto importante ao planejar abordar um cliente, é se preparar para causar uma boa primeira impressão.

Por exemplo, mantenha uma postura receptiva e solicita. Além disso, não se esqueça também de ter em mãos os materiais e equipamentos necessários para mostrar sua marca, evitando assim qualquer contratempo.

4. Utilize a técnica do rapport

Primeiramente, o rapport é uma técnica famosa de comunicação que consiste em criar empatia com o outro. Dessa forma, você reproduz alguns de seus comportamentos para criar uma identificação.

Por exemplo, você pode adequar o tom de voz ao do cliente, usando algumas palavras em comum, bem como qualquer outra atitude que traga familiaridade e conforto.

Lembrando que você pode utilizar essa técnica, mas com moderação, para não parecer forçado.

5. Inicie o contato com uma rápida apresentação

Independente do momento, é provável que o cliente espere uma iniciativa sua para iniciar a conversa. Nesse caso, o recomendado é começar a conversa com uma breve apresentação da sua empresa e solução.

Ou seja, esse é o momento de mostrar a identidade da sua empresa e familiarizar o cliente.

6. Escute atentamente e realize perguntas estratégicas

Definitivamente, escutar pode ser mais importante do que falar ao iniciar a abordagem com o cliente. Afinal, o cliente de hoje deseja ser compreendido e ter suas necessidades atendidas. Ainda que nem sempre ele esteja consciente sobre isso.

Logo, você pode se utilizar de algumas perguntas estratégicas. Por exemplo:

Quais são os seus desafios atualmente?
Que problemas o seu cliente tem nessa área ou processo?
Como estão os resultados obtidos?

Entre outras

7. Seja transparente e nunca incisivo nas abordagens

Tenha em mente que a transparência é a melhor estratégia para abordar seu cliente. Sendo assim, ela deve estar presente desde o princípio da conversa.

Isso significa que você deve indicar apenas as soluções adequadas ao cliente. Bem como abrir o jogo quando não for a solução ideal.

Uma vez que o seu objetivo é converter e fidelizar o cliente, e somente fechar uma venda. Por isso, não faça uso de abordagens incisivas, já que seu foco é resolver o problema do cliente.

8. Saiba como vencer as objeções do cliente

Mais um ponto essencial é estar preparado para lidar com as objeções. Dessa maneira, é importante encontrar argumentos para rebater os questionamentos, sem ser necessário confrontar na conversa.

Por exemplo, se o cliente está desconfortável com o valor do produto, você pode explicar o custo-benefício da solução, justificando o investimento.

Assim, quanto mais você dominar a solução e o mercado, mais fácil será driblar as objeções e mostrar sua autoridade no mercado.

9. Finalize o negócio

Por fim, você deve terminar o contato finalizando o negócio ou então definindo qual será o próximo passo nas negociações.

Caso a venda seja concretizada, basta seguir os procedimentos da empresa e parabenizar o cliente pela decisão. Se não terminar em vendas, o cliente entra em um outro funil de estratégias.Então, o que achou das dicas de como abordar um cliente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato e faça um Orçamento

Converse com nossa equipe e descubra como podemos impulsionar o sucesso da sua empresa!

Trabalhe Conosco

Gostaria de se juntar ao time Vision? Preencha o formulário abaixo e envie seu currículo.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você informa estar de acordo com essa utilização. Para visualizar nossa política de privacidade clique aqui.